terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A razão para pagarmos impostos – Continuação: Impostos per capita


Ainda envolvido com o tema dos impostos, quis aproveitar os dados colhidos pelo impostômetro para realizar uma comparação do nível de atividade econômica entre cidades economicamente importantes, tanto no Estado de Minas Gerais, quanto no Estado de São Paulo, de maneira a podermos ter uma referencia do posicionamento da economia de Sete Lagoas, dentro do contexto de cidades industriais importantes.

A metodologia utilizada foi a pesquisa da arrecadação de impostos, taxas e contribuições em cada uma das cidades listadas, no site do impostômetro, entre 22:00h e 23:00h. Busquei no site do IBGE a população de cada cidade relacionada, nos resultados do Censo 2010. Então realizei a divisão do montante arrecadado, pelo numero de pessoas, de maneira a se obter uma base de comparação da atividade econômica per capita entre as cidades.

O resultado é que do ponto de vista de arrecadação per capita, o qual pode ser considerado como um indicador do tamanho da economia, Sete Lagoas ainda se encontra bem atrás de Uberaba, Uberlândia e de Belo Horizonte. Ainda, caso comparemos cidades do mesmo porte, como Sete Lagoas e Presidente Prudente, em São Paulo, somos obrigados a verificar que na prática, como desenvolvimento econômico verdadeiro, Presidente Prudente está bastante à frente de Sete Lagoas, visto que ali não existe montadora, e assim a arrecadação per capita não é puxada pela alta arrecadação decorrente da produção de veículos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário