sábado, 17 de dezembro de 2011

Sugestão de livros e links para o auto desenvolvimento profissional


Depois de um período de exatos 3 meses sem escrever no blog, hoje volto à ativa com um tema que penso poder ser útil a todo leitor: o auto desenvolvimento no campo profissional. Trata-se de um tema extremamente amplo, com diversos tipos de abordagem, com diversas publicações disponíveis, sites que abordam o tema e muitos especialistas que oferecem serviços especializados. Não sou especialista no tema, mas apenas alguém que se preocupa com o assunto e que quer dividir os conhecimentos que adquiri.

Existem alguns autores muito bons, os quais eu gostaria de recomendar para qualquer pessoa que trabalhe e que esteja preocupada em fazer o que faz, porém de maneira mais eficaz e mais eficiente. Não se tratam de teóricos, com leituras demasiadamente cansativas. São consultores com uma experiência vastíssima na rotina de trabalho das empresas, e que se preocupam em perpetuar os seus conhecimentos adquiridos através de publicações.

O primeiríssimo a ser citado é o Prof. Vicente Falconi, o qual é consultor de grandes empresas nacionais, como AMBEV, Gerdau, BR Foods, Suzano, entre outras. A razão de citá-lo antes de qualquer outro é o fato de que, por ser brasileiro e atuante com grandes empresas brasileiras, conhece profundamente a realidade corporativa e governamental brasileira. Possui muitos e muitos livros escritos, porém o último livro dele “O Verdadeiro Poder” é dedicado a todo trabalhador ou empregador que queira se desenvolver dentro do mundo corporativo, com vistas a construir uma realidade melhor tanto para si, quanto para a empresa, quanto para a sociedade. Adicionalmente, toda renda do livro é revertida em benefício da fundação ISMART (http://ismart.net.br/).
- Link do vídeo de apresentação do livro:
- Link do livro, para a aquisição:
- Link de artigos sobre gestão, de autoria do Prof. Falconi e dos demais consultores da sua consultoria, o INDG:

Outro autor que gostaria de indicar é o norte americano Jim Collins. Trata-se de um pesquisador de administração empresarial, o qual traduz os resultados de suas pesquisas em livros em artigos. Em especial, gostaria de sugerir o livro “Empresas feitas para durar” (original em inglês é “Built to Last”) o qual foi escrito em colaboração com Jerry Porras. Este livro é um belíssimo estudo comparativo de traços de cultura corporativa existentes em empresas líderes mundiais, que as mantinham em posições de liderança por mais de 50 anos. Além disso, o Sr. Jim Collins possui um site, aonde publica diversos dos seus artigos, os quais estão disponíveis apenas em inglês.
- Link para artigos do Jim Collins:
- Link para o livro “Empresas feitas para durar”:

Por fim, queria dizer que estudar cultura corporativa não é algo a ser feita somente por administradores. É algo de interesse de todo o trabalhador ou empregador, seja de que nível for e de qual formação for, pois se ele conhecer os princípios e agir em uniformidade com eles ajudará à sua própria evolução, assim como ao crescimento da empresa e também da sociedade à qual estão inseridos.

Lembro que comentários, críticas e sugestões são sempre muito bem vindos!
Um abraço e até a próxima postagem!

Um comentário: