domingo, 4 de setembro de 2011

Mobilidade urbana em Cambridge e ciclovias em Sete Lagoas


Recentemente tive a oportunidade de conhecer Cambridge, na Inglaterra. É uma cidade com 100.000 habitantes, com mais de 800 anos de vida e um centro da cidade belíssimo, o qual foi construído na época em que se locomovia à cavalo, ou com charrete ou à pé. Assim, as ruas são estreitas e o transito de automóveis, ônibus e caminhões se torna evidentemente caótico.

Adicionalmente, a cidade abriga a Universidade de Cambridge, que é uma das mais antigas do mundo, com mais de 700 anos de existência, com 31 faculdades e prédios e escritórios distribuídos por toda a cidade, inclusive na zona rural. Com quase 15.000 alunos, além de professores, pesquisadores e funcionários distribuídos pelos mais de 31 prédios, escritórios e centros de pesquisa, a mobilidade deste imenso público torna-se um problema crucial para a cidade.

Cambridge resolveu o problema incentivando o uso da bicicleta como o meio de locomoção preferencial na cidade. Instituiu ciclovias que ligam as instalações universitárias ao centro, inclusive ao longo das vias existentes na zona rural, e criou uma legislação de transito especifica, a qual introduz a bicicleta como um veículo tal qual um automóvel, tendo que respeitar regras de transito e tendo que ser respeitada. Também foram criados vários pontos ao longo da cidade, para que as bicicletas sejam estacionadas. Quando as ciclovias são construídas ao longo das vias da zona rural, são paralelas à estrada, com cerca de 2 metros de largura, assumindo a função de ciclovia e de calçamento para pedestres.

O resultado é que hoje a cidade de Cambridge tem uma população de mais de 30.000 bicicletas e é muito interessante ver que são usadas por pessoas de todas as idades, desde crianças até a população mais idosa, (o que mostra os benefícios de um envelhecimento saudável).

Olhando para Sete Lagoas, vejo alguns casos em essa solução seria muito adequada, como a implantação de ciclovia para ligar o Campus da Universidade Federal de São João Del Rei à Av. Norte-Sul, assim como uma ciclovia ao longo Av. Perimetral, que facilitasse o deslocamento daqueles que querem ir ao shopping Center ou chegar até a FEEM. Outro caso seria levar a ciclovia até a gruta Rei do Mato, que poderia expandir o turismo a este ponto que tem grande potencial turístico.

Caso você entenda que a implantação de ciclovias seja uma boa idéia para a nossa cidade, convido-lhe a procurar o seu vereador ou mesmo escrever ao prefeito dando essa sugestão.

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