quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que queremos atingir com o nosso sistema de educação?

Hoje escrevo brevemente sobre um tema que considero de importância fundamental para o desenvolvimento do nosso país e da nossa cidade. Trata-se da educação.

Não sou nenhum especialista em educação e, portanto não tenho a intenção de dar qualquer opinião além daquela que posso dar como profissional da área de exatas, cursando a 3ª pós-graduação: concordo com a filosofia dos gregos que dizia “que o ser-humano se renova pela luz do conhecimento”. Mas também creio que o conhecimento precisa ser aplicado, se possível, já no dia seguinte ao aprendizado. A aplicação dos fundamentos teóricos permite que sejam abertos novos caminhos para a inovação. A Alemanha, a Inglaterra, a França e a Itália, que são economias líderes da Europa, são países com grande tradição de educação voltada para pesquisa e inovação, cumprindo assim um papel fundamental no desenvolvimento econômico destes países.

Nesse sentido, insiro aqui o link de uma excelente entrevista feita pelo jornal “O Estado de São Paulo” com um pesquisador japonês, da Universidade de Hiroshima e especialista em desenvolvimento socioeconômico. Poucas vezes li comentários tão práticos a respeito do que se deve buscar e esperar do sistema de educação.

É preciso termos em mente também que a educação é algo do interesse de todos nós e que deve ser algo pensado e planejado para atingir as necessidades de desenvolvimento pessoais, assim como econômicos de uma região ou de um país.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário